O caso Togashi: Uma tentativa de diálogo sincero


Este não é o texto que eu gostaria de escrever sobre Hunter X Hunter. Eu gostaria de falar da volta da história, tratar das variedades de nen, mostrar a minha interpretação de diversos arcos diferentes, teorizar sobre o Continente Negro (arco atual), ou fazer um texto parecido com o meu último, que, diga-se de passagem, me divertiu bastante, mas é infelizmente é este texto que precisa ser escrito...

Para quem não sabe o que está acontecendo Yoshihiro Togashi, autor de Hunter x Hunter, Yu Yu Hakusho, Level E entre outros mangas, veio a público recentemente dizer como estava o seu estado de saúde. Nas palavras do próprio artista: “A alegria de poder sentar no vaso ou numa cadeira. O interessante sobre o corpo é que ele não faz coco quando estamos acamados.”; “Preso na cama, Rastejar de quatro, encontrar ajuda, lutar para se levantar e ir para o hospital.”; “A pior parte da dor nas costas é que só depois de melhorar um pouco é que você pode ir ao hospital.”; “Quando a sua dor é dez na escala de 1 para 10, você não consegue mover o seu corpo nem um centímetro durante a noite”. Ao saber deste caso, a reação majoritária do público otaku, pior, a reação majoritária dos fãs foi fazer meme. Foi repetir a velha piadinha de que o autor é um vagabundo e jogador viciado de Dragon Quest. Isso para não falarmos daqueles que se revoltaram dizendo que ele não estava nem aí para a obra ou para o público, afinal já tinha ganhado todo o dinheiro para a vida. Pois é gente, eu não concordo com isso, e preciso vir aqui dizer o que penso a respeito.

Algumas coisas precisam ser ditas antes de eu entrar no meu ponto propriamente dito. Primeiro esta não é uma defesa da qualidade do trabalho do Togashi ou de sua moral, porque eu acredito que nenhuma delas estejam em jogo. Em verdade, esta não é uma defesa do autor, isso é um chamado a reflexão para o público. Entendo que as pessoas estejam frustradas e chateadas com a situação, porque eu também estou, mas precisamos lembrar porque a situação chegou aonde chegou, e que, em última instância, não estamos falando de um robô, mas de um ser humano.

Na década de 90, a Shonen Jump, revista em que o manga dos caçadores é publicado, teve o seu primeiro trio de ouro, que era composto por nada mais nada menos: Dragon Ball, Slam Dunk e Yu Yu Hakusho. Esses três mangas juntos lideravam de maneira absoluta o Top de mais vendidos e preferidos do público da revista. O que sem dúvida é um grande feito para qualquer autor. E quando olhamos para os outros dois representantes deste trio, percebemos que não estamos falando de nenhum sucesso por acidente. Pois bem, o que parecia ser uma dádiva, virou uma maldição, Togashi queria ter terminado o seu manga depois do arco do Sensui, mas a Jump o forçou a continuar, afinal os leitores não podem ficar sem o seu YuYu... Continuando um trabalho que não fazia mais sentido para ele, o autor perdia os prazos para entregar os capítulos semanais, o que o forçava a trabalhar horas em posições nada confortáveis, gerando a sua tão famosa dor nas costas. E adivinhem? Sem condições físicas e emocionais para continuar YuYuHakusho, a Jump foi forçada a encerar a obra, em 1994. A situação foi tão traumática para o artista, que ele jurou nunca mais publicar nada na revista.

Mas a terra é redonda, e da voltadas. O fim do manga do Togashi fez com que as vendas da revista despencassem, e o mesmo se repetiu com o fim de Dragon Ball em 1995. E para piorar, SlamDunk estava na reta final, e iria terminar em 1996, e adivinhem o que aconteceu quando este acabou? Exato, as vendas da Shonen Jump caíram. Em uma crise editorial e financeira sem precedentes na história da revista, o editor chefe elabora um plano de contenção, que envolvia diversas decisões editoriais, uma delas relacionadas a Yu-Gi-Oh (Mas essa é uma conversa para outro dia), e a volta de Togashi. O problema é que ele não queria voltar, o homem passou poucas e boas nas mãos desta empresa, tinha feito dinheiro com o seu trabalho e não precisava provar nada para ninguém. Mas o fato é que um artista do nível de Togashi não se encontra todos os dias, e as necessidades do momento, aliadas ao talento deste autor, fizeram com que ele conseguisse o contrato dos sonhos. Basicamente o contrato é vitalício, quem tem a palavra final no que seria publicado ou não é o próprio autor, uma vez aceitas as suas publicações não poderiam ser canceladas e o mais importante, ele não precisa correr para entregar os capítulos semanalmente, podendo entregar o trabalho quando ele achar que deve. Foi dessa forma que ele publicou Level E de 1995 à 1997 e que começou a publicar HxH em 1998.

O fato é que hoje Togashi está doente, e sua doença é fruto do sistema de trabalho irresponsável que a Jump impõe aos seus artistas. Não basta você ter que escrever uma média de 20 páginas de um capítulo de manga por semana, os mangakás também são submetidos a um Top de favoritos do público, em que se você não vender bem é rapidamente cancelado. Mas este autor venceu o top, ele não apenas tem dois mangas no top 10 mais vendidos da JUMP da história (YuYu e HxH), como também sempre que retorna com o seu manga atinge facilmente o top da revista. Além disso, nas raras ocasiões em que temos o lançamento de um novo volume de HxH ele também consegue atingir facilmente o top 10 mais vendidos do Japão, incluindo histórias de outras revistas. Togashi é literalmente uma máquina de fazer dinheiro para a sua revista e ele também agrada o público, vide que geralmente as longas esperas por novos capítulos do manga sempre são recompensadas por uma história que verdadeiramente vale a pena de ser lida. Mas o cara, mais uma vez está doente, e é nisso que precisamos pensar, visivelmente não se trata de um vagabundo que não quer trabalhar ou de um preguiço jogador de Dragon Quest, mas de uma pessoa com um grave problema de saúde.

Já sei o que muitos de vocês dirão, o Echiro Oda está aí até hoje, levando o seu One Piece perto do capítulo 1000 e não apresenta 10% dos problemas de saúde do Togashi, além de ter o manga mais vendido da história. Sim o Oda tem todos os méritos do mundo, e desejo que ele continue bem e saudável, mas o caso dos dois é diferente, bem diferente na verdade. Oda não está sendo pressionado pela Jump a continuar a escrever o seu manga, ele faz isso porque ama o que está fazendo, também não precisa de dinheiro, ele escreve pela arte. Já Togashi desenvolveu a sua doença em decorrência de um manga que ele queria ter terminado e a revista não deixou, um trabalho que não fazia mais sentido nem artisticamente nem financeiramente. Foi a ganância da Jump que tirou a sua saúde.

Aí vocês podem se perguntar: Será que o autor gosta de escrever HxH? Este manga não teria virado um novo Yu Yu Hakusho para ele? A resposta é não. Em 2018 o autor deu uma declaração dizendo que já poderia ter terminado o seu manga, mas acha que este momento ainda não chegou: “Mas Hunter x Hunter, da forma como é agora, tem muito que me faz querer continuar lendo, mesmo da minha própria perspectiva como leitor. E da minha perspectiva de escritor, ainda há muitas coisas que eu quero escrever, que eu gostaria de escrever. Então se alguém quiser estiver disposto a curtir essa jornada comigo, é a única coisa que eu espero.” Detalhe tragicômico, nesta mesma entrevista ele dizer que termina o manga ou morre tentando. Existem outras saídas para o Togashi? Sim, sem dúvida, ele poderia escrever só o roteiro e deixar alguém desenhar, poderia roteirizar direto para anime [Como sabemos, para a Jump pagando bem que mal tem?], poderia pedir para migrar a sua publicação de uma revista semanal para uma mensal (a revista Shonen Jump pertence a uma editora chamada Shueisha que publica outras revistas de manga), mas no fundo não é isso que ele quer, e cabe a nós respeitarmos a sua vontade. Vamos nos colocar no lugar dele, o cara perdeu a saúde trabalhando, não precisa provar nada para ninguém e se de fato não gostasse mais do manga, já o teria encerrado. Togashi já fez muito pelo “bem” do público e pelo “bem” da revista, e eu sinceramente entendo que o ponto de vista do autor, entendo que ele queira levar o manga, que ele ama ler e escrever do seu jeito, e mais uma vez, nós temos que respeitar a sua vontade.

Espero que entendam que este não é um texto idolatrando o Togashi, ou algo do tipo. Eu sou muito fã do cara, mas não é justo que ninguém morra trabalhando ou perca a sua saúde no trabalho, e isso vale tanto para um mangaká como para qualquer outra profissão. Infelizmente não são todos que conquistam os direitos laborais que o Togashi conseguiu, mas este não é o espaço adequado para debater isso. Sabe, eu tenho 28 anos, conheci HxH com 14, esta história foi fundamental para formar a minha personalidade e o meu caráter. Pode ser que Hunter x Hunter não tenha um fim, seria triste demais, mas não é isso que mais importa. O que mais importa é que Togashi tenha uma vinda longa e feliz, porque ele é um ser humano, e se o meu manga favorito tiver que acabar para que o seu autor tenha qualidade de vida, que a história dos caçadores tenha o seu fim. De minha parte, se o Togashi estiver bem e quiser continuar esta jornada, eu digo que a continuarei contigo!





Comentários

  1. O caso é idêntico ao de Masami Kurumada. Espero que nenhum dos dois morra por causa de seus mangás.

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  2. Saúde acima de tudo, dinheiro, fãs, sucesso... tudo isso de nada adiante sem a possibilidade de poder usufruir disso, sem uma boa qualidade de vida!

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