Paralelos: A influência de Hunter x Hunter em Naruto e Tower of God


Essa é a primeira vez no blog que vamos analisar mais de uma obra ao mesmo tempo, e a primeira que vamos falar de um animê que ainda não teve nenhuma temporada concluída: Tower of God (ToG). Também é a primeira vez no blog que vamos falar do meu mangá favorito, Hunter x Hunter (HxH). A minha intenção neste texto é mostrar como Naruto e ToG são diretamente influenciadas pela grande obra de Yoshihiro Togashi e manifestar a minha opinião sobre essa influência, além de querer debater originalidade em arte. Enfim, espero que gostem.
Antes de entrar no texto propriamente dito, gostaria de fazer algumas ressalvas. Primeiramente eu não li a Wecon de ToG. Para quem não conhece, essa história é originalmente é um mangá digital coreano, que ainda está em publicação. Sei que os seus fãs têm diversas reclamações da adaptação para animê, que de fato tem uma direção bem ruim. Não acredito que este fato prejudique o eixo central da minha crítica, mas por questões de honestidade intelectual, prefiro deixar isso claro aos leitores.
Em segundo lugar, como eu disse acima, HxH é o meu mangá favorito e eu sou um bitch do Togashi, então é preciso que vocês levem isso em conta ao ler este texto. Finalmente, estou escrevendo o mesmo no dia 10/05, até o momento foram lançados 6/13 episódios desta temporada e eu vi quatro. Como eu já vi quase 1/3 da animação, não acredito que meros dois episódios alterem demais o eixo central desse debate que quero abrir aqui.
Com as ressalvas feitas, vou apresentar uma pequena sinopse dessas três obras, caso tenha alguém lendo este texto que não faça a menor idéia do que seja HxH, Naruto e ToG. {Obrigado. Assinado, o revisor}
HxH: Em um mundo repleto de tesouros perdidos, criaturas fantásticas e diversos mistérios, aqueles que são atraídos por estes geralmente são pessoas incríveis e são chamados de caçadores (Hunters). Neste mundo temos Gon Freecs, um garoto morador da Ilha da Baleia que deseja se tornar um caçador para saber por que seu pai resolveu abandoná-lo para levar essa vida. [quero deixar aqui o meu repúdio ao revisor, que cortou o nome do pai do Gon da sinopse!!!]{Rrrrrrodou!}
Naruto: um jovem órfão e solitário, morador da Vila da Folha, deseja se tornar hokage, governante da vila, para provar a todos o seu valor. No início de sua jornada, o jovem ninja descobre ter a Raposa Demônio de Nove caudas selada dentro de si.
ToG: Neste universo temos uma enorme torre, que supostamente concede um desejo aquele que a escalar. A torre é repleta de monstros e desafios, contudo Rachel decide escala-la para ver as estrelas. Inconformado por ser deixado para trás, Bam decide escalar a torre me busca de sua amiga.

Naruto é Hunter x Hunter para as massas
O título deste tópico é uma provocação de minha parte, assim como também expressa uma opinião minha. Não digo que Naruto seja HxH para as massas como uma maneira de depreciar o primeiro, ou uma forma de chama-lo de plágio de má qualidade, nem tão pouco dizer que o segundo seja uma obra mega “cool" e cabeça que poucos vão entender. Até porque este tem muitas camadas, e considero que seja uma obra extremamente acessível para o público, mesmo debatendo temas complexos como vingança e essência humana.Quando eu faço a afirmação acima quero dizer que Naruto, o mangá de Masashi Kishimoto, é repleto de influências da obra de Yoshihiro Togashi e acabou por atingir um nível de popularidade mundo a fora maior do que seu predecessor.
Em uma rápida procura na internet, é possível localizar uma lista dos mangás mais vendidos da história. Naruto figura em quarto lugar, com um pouco mais de 250 milhões de exemplares vendidos, enquanto HxH está em em 22 com 78 milhões de exemplares vendidos. Dentro de casa, ou seja no top da Shonen Jump, Naruto está em terceiro lugar, atrás “apenas” de Dragon Ball e One Piece (o mangá mais vendido da historia), enquanto HxH está em décimo. Fica a certeza que estamos falando de campeões de vendas da indústria japonesa e nomes de peso, que não devem ser ignorados.
Tendo apresentado alguns números para vocês, vamos falar um pouco de alguns elementos da narrativa de Naruto que são extremamente familiares as de HxH.
Comecemos pela história de um dos seus protagonistas, Sasuke Uchiha. É impossível negar que o background desse personagem não tenha sido influenciado pelo de Kurapika{!} Kurata[eu sei, eu sei], um dos quatro caçadores protagonistas de Togashi.
Vejamos: a tribo Kurata vivia isolada em suas comunidades e era extremamente discriminada no mundo, tinha como característica genética o fato de dos olhos de seus membros ficarem vermelhos toda vez que estes são tomados de forte emoção, além de ganharem uma força sobre humana.Quando morto em combate os Kuratas mantém os olhos vermelhos, que eram muito cobiçados no mercado negro.  Essa tribo foi dizimada pela gangue de criminosos conhecida como Genei Ryodan (Trupe Fantasma), os mortos tiveram seus olhos arrancados e vendidos. Kurapika{!!} foi o único que sobreviveu e jurou vingar o seu clã. Que curioso não? Essa história é muito parecida com a história do clã Uchiha, de Naruto, que também tem olhos vermelhos poderosos e cobiçados por muitos, o Sharingan, e acabou sendo dizimada, por Itachi Uchiha, irmão de Sasuke que adivinhem? Jurou vingar o seu cla! Além disso, Masashi Kishimoto diz nesta entrevista que no início da carreira tinha dificuldades em criar personagens legais, e que a personalidade do Sasuke foi inspirada no Hiei, personagem de Togashi em seu primeiro mangá de sucesso YuYu Hakusho. Não vou resistir e dizer que neste ponto, o pior cego é aquele que não quer ver!
Naruto é uma obra com muitos arcos, e de todos eles eu gosto mais do segundo, o Exame Chunin, que tem muitas semelhanças com o primeiro arco de HxH, o Teste Hunter. Ambos os arcos se passam durante uma prova de qualificação, onde, no primeiro, está em jogo a possibilidade de subir de patente no mundo ninja, enquanto, no segundo, é a tão cobiçada licença de caçador. As duas provas também são divididas em várias partes, em algumas partes é exigido do participante resistência extrema, em outras inteligência, isso para não falarmos das partes que exigem os dois. Em ambas narrativas também temos personagens que cumprem a mesma função: Kabuto e Tompa, respectivamente. Ambos são veteranos nas provas, se apresentam como aliados aos protagonistas, mas como a trama avança, descobrimos que os dois não são o que aparentavam. O final dos dois testes é um torneio de artes marciais com regras um pouco diferentes, em Naruto a vitória ou derrota no torneiro final não influenciaria diretamente na promoção para chunin, o vai ser avaliado é o desempenho nas lutas. Já em HxH somente uma pessoa não ganharia a licença para caçador, afinal a única regra de vitória/derrota do mesmo era desistir da luta. Guardei para o final a maior semelhança dos arcos, em ambos os arcos temos um espécie de battleroyale, antes disso virar moda no Japão, onde os personagens devem roubar um item dos seus adversários e sobreviver em meio a uma floresta por uma determinada quantidade de tempo.

Mais uma semelhança entre ambas às obras é a presença de grupos de assassinos que estão ligados com a chacina de um povo e que são aprofundados de tal maneira que você percebe que eles não são apenas assassinos. Em HxH temos a Genei Ryodan e em Naruto a Akatsuki. Enquanto a primeira é responsável direta pelo assassinato da tribo Kurata, a segunda não agiu diretamente para a morte do clã Uchiha, contudo aceitou de braços abertos o seu executor, Itachi. Ambos os autores poderiam escolher o caminho mais fácil, e criar vilões estereotipados que seriam fáceis de odiar, mas tanto Togashi como Kishimoto, preferem humanizar os seus vilões, fazendo com que estas personagens sejam bastante complexas e amadas pelo público.
E se vocês achavam que a história do Sasuke era o que mais aproximava essas duas historias, vocês estão errados. Isso porque, em HxH, no final da saga das Formigas Quimeras, Togashi nos apresenta ao principal poder de Netero, o presidente da associação Hunter, o Buda de Mil Mãos. Poucos anos depois do ocorrido, Kishimoto nos revela o principal poder de Hashirama Senju, o primeiro hokage, que adivinhem? Sim, é o Buda de Vários Milhares de Mãos. Ora, pode-se argumentar que esse tipo de poder pode ter sido mostrado milhares de vezes na história dos quadrinhos japoneses, e eu concordo com isso, contudo a diferença temporal entre um e outro é muito pequena e como já demonstramos, Naruto bebe muito na fonte de HxH.
Vocês podem argumentar que tudo isso pode ser mera coincidência, contudo se vocês acompanham minimamente o mundo dos quadrinhos japoneses, sabem que não é bem assim. Nesta entrevista, a mesma que citei no caso da personalidade do Sasuke. Aqui podemos ver toda a admiração que Kishimoto tem por Togashi, ele está olhando para o seu ídolo, dá para entender rs.Essa entrevista é de 2010, quatro anos antes do fim de Naruto, e aqui também ficamos sabendo que os dois tiveram o mesmo editor por um tempo, que foi o responsável por apresenta-los. Esse mesmo editor pediu para que Togashi resenhasse os primeiros capítulos de Naruto antes de sua publicação. Ou seja, a entrevista mostra que a ligação dos dois não é apenas teoria de fã, é realidade.

Tower of God é Hunter x Hunter sem graça
Bem, se o meu título do meu tópico sobre Naruto era muito mais uma provocação do que uma opinião, o título do tópico em questão é uma opinião mesmo. Como eu disse acima, não vou debater questões técnicas desta animação, e o debate sendo reduzido a narrativa só mostra os piores pontos desta produção, sendo o seu único ponto positivo a sensação que é parecido com Hunter x Hunter, o que não é uma qualidade per si.
Vamos começar pelos protagonistas, pois a jornada de Bam é em muitos sentidos próxima da jornada de Gon. Bam decide escalar a torre atrás de sua amiga Rachel, que o abandonou para realizar o seu sonho, escalar a torre para ver as estrelas{Que sonho merda, hein?!}[cara a narrativa é mega confusa sobre isso, mas pelo que entendi ela quer fazer isso porque todos nascem dentro da torre, ninguém nunca viu o céu de verdade, tem quem diga que isso é uma lenda]{Não tem janela nessa merda?}.. Já Gon decide se tornar um caçador para saber o que tem de especial nesta profissão e encontrar o pai que o abandonou para viver como caçador. Ambos os personagens não tem nenhum entendimento do que se passa no mundo, servindo como orelhas para aqueles que acompanham a história, e são considerados especiais por aqueles que fazem os exames de ambas as histórias. Tudo bem que esse traço é bem típico de protagonista de shonen, a forma como ambos são tratados é muito parecida, algo que confesso não saber descrever, mas percebo ao comparar as duas histórias.
E se ToG tem o seu próprio Gon, por que não teria o seu próprio Killua? Sim ele existe, e se chama KhunAguero[não sei se isso é uma homenagem ao jogador de futebol argentino, e não corri atrás para confirmar a informação. Me processa!]. Aguero é frio, inteligente, calculista e tem algum trauma em relação a família que não sabemos bem o que é. Devido ao trauma, essa personagem sente que não pode confiar em ninguém, até encontrar Bam, que por algum motivo o cativa e ele decide que quer protege-lo. Ora essa é a mesma história de Killua no início de HxH, inclusive o sentimento de Aguero pelo Bam é o mesmo de Killua por Gon. Não bastando isso, o desing dos dois personagens é ridiculamente parecido!
Para fechar a nossa galeria de coincidências[?] nas duas narrativas, temos mais uma vez a estrutura de provas esquisitas. Como eu já disse, em HxH, isso acontece no arco do Exame Hunter, não sendo mais presente no mangá depois disso, em ToG, parece que este sistema será a regra. E as provas lembram muito as provas do mangá de Togashi, porque tudo tem um motivo para ser, cada teste quer testar as capacidades dos concorrentes, havendo até mesmo teste de confiança nos amigos! Algo típico e presente nas obras de Togashi, que foi recriado em ToG. O problema é que aqui, tudo isso vem com uma dose de história absurda, sem que ninguém nos explique o que aquilo de fato significa, já que Baam é o pior orelha de todos os tempos.

Existe originalidade na arte?
Esta é a conclusão deste texto, e mais uma vez nomeio um tópico com uma provocação, existe originalidade na arte? Para mim a resposta é sim e não ao mesmo tempo. Não porque todos somos inspirados em alguma coisa, outras histórias que viram matérias primas para as nossas. Por outro lado, a resposta também pode ser sim porque quando escrevemos uma narrativa a fazemos com algum intuito, seja de passar uma mensagem seja de se divertir, e quando isso é feito com sinceridade, parte de nós se deposita no texto, o que cria uma nova história para os leitores, se divertirem e se inspirarem.
Isso não é diferente para Yoshihiro Togashi, autor que tanto admiro e considero de originalidade impar. Se olharmos bem, podemos encontrar várias referências de outros mangás em suas obras, por exemplo, o rei Meruem. O rei é o meu personagem favorito de HxH, talvez ainda seja o ser mais poderoso deste universo e o seu design é bastante influenciado pelo Freeza e Cell de DBZ.
Dito isso, posso rever aqui algumas opiniões que eu já expressei na adolescência em relação a Naruto. É comum no fandom de HxH a afirmação de que o primeiro copiou o segundo, hoje não penso mais assim. De fato, todos os elementos que eu apresentei acima mostraram como Masahiri Kishimoto bebeu na fonte de Yoshihiro Togashi, contudo os seus personagens e a sua história tem uma vida própria e destinos a parte de HxH. O seu Sasuke Uchiha, por mais que seja uma mistura de Hiei e Kurapica{!!!}, tem vida e destinos próprios, o mesmo vale para o Exame Chunin, Akatsuki e o Primeiro Hokage.
O mesmo não pode ser dito de ToG. Embora ele não chegue a plagiar diretamente o mangá dos caçadores, e crie toda umahistória própria, ainda assim, ele não passa de uma interpretação e uso artístico raso e superficial do maior shonen já criado[na minha opinião]! Não ser um plágio não é o bastante, é preciso saber contar uma história, e Tower ofGod não sabe fazer isso.


Comentários